Os distúrbios do sistema urinário em felinos são uma das causas mais freqüentes que levam os gatos às clínicas veterinárias. Basicamente podemos dividir estes distúrbios em: cistite bacteriana, urolitíase e a Doença Inflamatória do Trato Urinário Inferior Felino, também chamada de D.I.T.U.I.F..
A cistite bacteriana é a infecção da bexiga causada por agentes infecciosos. Na grande maioria dos casos ela é caracterizada pela presença de sangue na urina e micção fracionada, causada pela dificuldade de urinar. Os gatos com mais de 10 anos de idade são mais acometidos. A avaliação de um Médico Veterinário, associado a realização de um exame de urina, tornam o tratamento da cistite mais eficaz.
A urolitíase, também conhecida como cálculo urinário, ocorre pela aglomeração de cristais presente na urina. A presença desses cálculos promove a obstrução do canal urinário, impedindo que o gato urine. O tipo mais comum de cálculo urinário é o de estruvita, o qual é dissolvido com a utilização de ração terapêutica apropriada. Outro tipo de cálculo é o de oxalato de cálcio, este não é dissolvido como uso de rações, havendo a necessidade de remoção cirúrgica. A principal causa do aparecimento desses cristais e da conseqüente formação do cálculo é a utilização de rações comerciais inadequadas. Por isso, a indicação de uma ração apropriada feita após a avaliação de um Médico Veterinário é a principal forma de prevenção.
Já a doença inflamatória do trato urinário inferior felino tem como principais causas a cistite bacteriana e/ou as urolitíases. Portanto, as manifestações clínicas assim como o tratamento e a prevenção da D.I.T.U.I.F. variam de acordo com a causa predisponente. Lembrando que um manejo nutricional adequado preveni quase que a totalidade das alterações descritas acima. Portanto, visite um Médico Veterinário para que ele indique a ração mais adequada para seu pet.
Damien Souza Almeida
Médico Veterinário
CRMV-SP: 15399