Dr Rodrigo Cesar Barbosa
CRMV SP 23010

Dr Mario Silva Barbosa
CRMV SP 1564

Joey

As Doenças do Sistema Urinário em Felinos

Os distúrbios do sistema urinário em felinos são uma das causas mais freqüentes que levam os gatos às clínicas veterinárias. Basicamente podemos dividir estes distúrbios em: cistite bacteriana, urolitíase e a Doença Inflamatória do Trato Urinário Inferior Felino, também chamada de D.I.T.U.I.F..

A cistite bacteriana é a infecção da bexiga causada por agentes infecciosos. Na grande maioria dos casos ela é caracterizada pela presença de sangue na urina e micção fracionada, causada pela dificuldade de urinar. Os gatos com mais de 10 anos de idade são mais acometidos. A avaliação de um Médico Veterinário, associado a realização de um exame de urina, tornam o tratamento da cistite mais eficaz.

A urolitíase, também conhecida como cálculo urinário, ocorre pela aglomeração de cristais presente na urina. A presença desses cálculos promove a obstrução do canal urinário, impedindo que o gato urine. O tipo mais comum de cálculo urinário é o de estruvita, o qual é dissolvido com a utilização de ração terapêutica apropriada. Outro tipo de cálculo é o de oxalato de cálcio, este não é dissolvido como uso de rações, havendo a necessidade de remoção cirúrgica. A principal causa do aparecimento desses cristais e da conseqüente formação do cálculo é a utilização de rações comerciais inadequadas. Por isso, a indicação de uma ração apropriada feita após a avaliação de um Médico Veterinário é a principal forma de prevenção.

Já a doença inflamatória do trato urinário inferior felino tem como principais causas a cistite bacteriana e/ou as urolitíases. Portanto, as manifestações clínicas assim como o tratamento e a prevenção da D.I.T.U.I.F. variam de acordo com a causa predisponente. Lembrando que um manejo nutricional adequado preveni quase que a totalidade das alterações descritas acima. Portanto, visite um Médico Veterinário para que ele indique a ração mais adequada para seu pet.

Damien Souza Almeida

Médico Veterinário

CRMV-SP: 15399