Medicina Veterinária Preventiva

Vocês sabiam que no Japão as pessoas são intimadas a ir ao hospital pelo menos uma vez ao ano? Eles passam por alguns exames de rotina, e caso apresentem alguma doença que não tenha sintomas ela é controlada imediatamente. Esta é uma medida importantíssima, pois evita que a doença prolifere e, às vezes, se torne uma doença incontrolável. Esse é um dos motivos pelo qual os japoneses são as pessoas que tem maior estimativa de vida do mundo todo, em média 86 anos. Isso não é maravilhoso?

Muitas vezes encontramos casos de animais que ficam anos sem ir a uma clínica veterinária e chegam debilitados, às vezes por falta de orientação do veterinário para o proprietário.

Pensando neste assunto chegamos a um acordo que também podemos fazer este tipo de tratamento preventivo com nossos amados pets. Fazer exames no seu animal anualmente pode permitir que ele viva ao seu lado por muito mais tempo.

Quando podemos começar a fazer uma medicina preventiva em seu animal?

– durante a fase de crescimento: esta fase se inicia antes mesmo de adquirir o seu filhote de cão ou gato. Sempre procure um veterinário para orientá-lo sobre a raça e cuidados que você terá que ter com o novo integrante da casa.

– no jovem adulto: a prevenção centra-se na consulta anual e na vacinação.

– na fase pré-geriátrica: de acordo com a predisposição racial, são preconizadas consultas adicionais para detecção de doenças degenerativas (artrose, cardiopatias, gengivites, cataratas…)

– no animal sênior: a prevenção dá lugar ao tratamento e acompanhamento de doenças instaladas.

Todas estas fases são importantes para o animal e para o proprietário que estará se atualizando junto ao veterinário sobre como melhor proceder com seu animalzinho.

Portanto, pessoal, sempre visite seu veterinário de confiança, pois ele o informará sobre novas vacinas, rações, vermífugos etc…

E aqui vai uma promoção: você que está lendo este texto vá até a Clínica Espaço Veterinário, conte-nos que leu este artigo e ganhe 10% de desconto na consulta preventiva veterinária.

Um grande abraço, um feliz natal e um 2011 maravilhoso para todos.

CRVM: 23010 SP

Clínico-cirúrgico