Dr Rodrigo Cesar Barbosa
CRMV SP 23010

Dr Mario Silva Barbosa
CRMV SP 1564

Joey

Vacina contra raiva

Todo ano é realizada uma campanha para a vacinação de raiva, uma zoonose que está totalmente controlada dentro das CIDADES do estado devido à campanhas anteriores bem sucedidas.  Estamos adiantados com esse tema, é verdade, mas é de suma importância que a conscientização se inicie agora.

Em minha opinião, a campanha tem seus prós e contras. Eu mesmo já participei de campanhas de vacinação de raiva quando ainda era estudante de medicina veterináriaem Marília. Maso que eu penso é que deve ser melhorada a instrução que se pode passar ao proprietário de cães e gatos. Juntamente com a vacinação que se faz somente contra a raiva, o governo poderia investir em folders, cartazes e até mesmo na conversa junto aos proprietários. Digo isso baseado na experiência que temos aqui na clínica. Uma boa parte de proprietários só vacinam o seu pet anualmente contra RAIVA, o que é um procedimento errado. Todo filhote tem que tomar de três a cinco doses (dependendo da raça) de vacina contra as viroses. Depois, quando adulto, deve-se tomar ANUALMENTE UMA ÚNICA DOSE DE VIROSES  e a vacina de RAIVA.

A raiva é uma doença de grande impacto para o animal, assim como as viroses (CINOMOSE, PARVOVÍRUS LEPTOSPIROSE, HEPATITE, PARAINFLUENZA e ADENOVIRUS para cães e CALICIVIROSE, RINOTRAQUEÍTE, PANLEUCOPENIA e CLAMIDIOSE dos gatos), tanto para FILHOTES como para ADULTOS. Essas doenças acima citadas são, muitas vezes, fatais para animais adultos ou podem deixar sequelas para o resto da vida.

Caro leitor, por favor, COMENTE sobre esse assunto com amigos e familiares que possuem animais na residência e ajudem a divulgar este problemão. Digo “problemão” porque é extremamente preocupante quando surge um caso de animal doente por algum tipo de virose como as citadas acima. Este problema pode ser bem resolvido fazendo-se as vacinas uma vez ao ano em todos os animais, independente da idade.

Muitas vezes recebemos animais na clínica desde filhotes ate até dez anos de idade doentes porque tomaram apenas as vacinas de viroses quando filhotes ou não tomaram. Isso acontece mesmo. A imunidade que a vacina passa para os cães e gatos quando vacinados é de apenas um ano.

Por isso, sempre que você lembrar que deve vacinar seu animalzinho contra a raiva lembre-se também que ele deve tomar as vacinas de viroses que são tão importantes quanto a de raiva.

 

Muito obrigado, até a próxima.

Rodrigo Cesar Barbosa

CRMV 23010 – SP