Vacinas

Para começar, antes de uma vacinação bem sucedida, é necessário uma vermifugação bem feita, que serve tanto para o cão como para o gato. Seu cão ou gato deve ser vermifugado a cada três meses, levando-se em consideração, sempre, o peso do animal. Portanto, antes de uma vacinação deve-se fazer a pesagem e a vermifugação. É muito importante que a vermifugação seja repetida depois de 15 dias. É importante também que o veterinário responsável verifique o estado geral do animal.

A vacina vai proteger seu animal de várias doenças. Nos cães as vacinas utilizadas são as conhecidas V-8 ou V-10 que os previnem contra as seguintes doenças: cinomose, parvovirose, leptospirose, hepatite, parainfluenza, coronavirose e também a raiva. Existe mais dois tipos de vacina no mercado, sendo estas optativas, que são: giardíase e a de gripe canina. Já em gatos as vacinas irão protegê-lo de: panleucopnia, calicivirus, rinotraqueite, clamidiose e leucemia felina.

As vacinas têm que ser realizadasem cães FILHOTESeem ADULTOS. Nos FILHOTESa primeira vacina pode ser dada com 45 dias e repetir os dois reforços depois de 21 dias. Esse reforço vai depender da raça, pois em algumas delas há uma sensibilidade maior à doenças. A única exceção é a vacina de raiva que pode ser dada apenas uma dose anual para filhotes com mais de quatro meses.

Já para cães ADULTOS deve-se repetir anualmente as vacinas (V-8 ou V-10 e raiva) com apenas uma dose. Quero deixar isso bem claro, pois vários proprietários não repetem estas doses anuais, que são IMPORTANTÍSSIMAS e o animal adulto também pode ficar doente. Por isso, o melhor é fazer uma profilaxia (vacina anual) para não ser surpreendido.

Muitos proprietários relatam que seu animalzinho não necessita de vacinas, pois ele não tem contato com outros animais. Mas em um simples passeio com o animal na rua pode levá-lo ao contato com uma secreção de um animal doente (fezes e urina) ou até mesmo o vizinho que tem um animal doente pode vir a contaminar o animal não vacinado. Então, vacine ANUALMENTE.

Já os gatos, quando FILHOTES, devem ser vacinados com mais de 45 dias e repetir depois de 21 dias. São apenas duas doses dessa mais a dose de raiva que é uma dose anual. E, claro, o gato ADULTO que tem que tomar uma dose de cada um delas por ano.

Existem várias qualidades de vacinas. Procure sempre a melhor para o seu animal. E se você realmente gosta dele, procure CLÍNICAS especializadas, pois a vacinação dele também DEPENDE DE VOCÊ.

E sempre que for ao veterinário não se esqueça de levar junto a carteirinha de vacinação. Nela saberemos o que já aconteceu com seu animal em relação a vacinas e vermifugações.

Consulte sempre um VETERINÁRIO.

Obrigado e até a próxima!

CRMV: 23010-SP